FAQs

— PERGUNTAS FERQUENTES —

COMO AFIAR COM UM FUZIL?

Posicione a lâmina com uma inclinação de 20º e faça deslizar por todo o comprimento, de ambos os lados, com uma ligeira pressão.

Após um longo período ou uma grande utilização, este processo já não é suficiente para proporcionar um bom poder de corte. Recomendamos que recorra a uma loja especializada para que esta amole a sua faca. Esta amolação vai incidir em toda a altura lâmina conferindo uma nova superfície cónica e assim um fio ideal para corte.

COMO GUARDAR?

Guarde as suas facas separadamente, dentro de um bloco ou gaveta próprios para facas, assim vai proteger as lâminas de impactos e riscos.

Use o bloco de facas ou a barra magnética na parede, dessa formar as suas faca estão sempre à mão.

COMO CUIDAR DAS SUAS FACAS?

Para um bom poder de corte, o aço das lâminas deve conter uma certa percentagem de carbono na sua composição. Esse facto implica que as lâminas ditas inoxidáveis não são completamente livres de corrosão. No sentido de aumentar significativamente o tempo de vida útil das suas facas é necessário ter alguns cuidados:

— Depois da lavagem, seque a sua faca com um pano e guarde-a convenientemente.

— Não use bases de corte com superfície dura, use bases em madeira ou plástico.

— Dependendo do material do cabo, pode ser necessário especiais cuidados. Por exemplo se for em madeira, pode aplicar óleo natural de tempos a tempos, para hidratar o cabo.

PARA QUE SERVE O GUIA DE CORES?

O guia de cores serve principalmente na hotelaria e na industria alimentar para diferenciar facas e utensílios utlizados na confeção de alimentos. Este código de cores, para além de evitar a mistura de aromas, também evita a contaminação de micro organismos e bactérias entre alimentos. Deixamos-te o exemplo mais utilizado do guia:

Vermelho – carnes cruas
Castanho – tubérculos
Amarelo – alimentos cozinhados
Azul – peixe
Verde – vegetais
Branco – pastelaria

PT